sábado, 2 de novembro de 2013

CANAIS DE DRENAGEM URBANA DA CIDADE DE MACAPÁ/AP: Análises em Geografia da Saúde


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora do curso de Geografia da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel e Licenciado em Geografia sob a orientação da Prof.ª Msc. Maria Albuquerque, e coorientação do Prof.º Dr.º Alan Cunha.

Aprovado pela Banca Examinadora em 23/09/2013.

Este trabalho é dedicado a todos os que já sofreram ou ainda sofrem com a grande mazela da falta de estrutura sanitária, e com as falhas no planejamento do poder público na gestão e ordenamento dos espaços antropizados.

RESUMO
Os canais de Drenagem Urbana estão presentes em muitas cidades e possuem a principal função de conduzir a tensão pluviométrica recolhida dos ambientes urbanos para fora da referida área evitando acidentes como enxurradas e enchentes. Todavia, essas drenagens vêm sofrendo grande pressão através das práticas antrópicas relacionadas com a poluição. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar os fatores que contribuem para a poluição dos canais da cidade de Macapá – AP e como estes colaboram para o recrudescimento de doenças infecciosas e parasitárias comprometendo assim a Saúde Pública municipal. Dessa forma, para a realização da referida tarefa, foram obedecidas etapas metodológicas onde foi feito um levantamento bibliográfico sobre a temática estudada, trabalhos de campo em instituições públicas, monitoramento in loco dos canais estudados entre julho de 2012 e julho de 2013, registros fotográficos e coletas de amostras de águas superficiais para posterior análise laboratorial, para quantificar a concentração de coliformes fecais nestes ambientes a fim de verificar a existência de indicadores patogênicos no material recolhido, tais como os provenientes de Efluentes Sanitários. Posteriormente, foi realizada uma análise de dados na qual foi possível constatar que a rede sanitária da cidade opera com uma relativa ineficiência, e com pouca atenção no setor de drenagem, um dos pilares do saneamento básico previstos em Lei. Assim, insuficiências de ordem macroinfraestruturais sanitárias precisam ser sanadas. A solução seria a aplicação de mecanismos preventivos relacionados à reestruturação da malha sanitária do município, seguida da manutenção das drenagens urbanas e à educação sanitária em relação às praticas de descarte de resíduos no meio ambiente. Sem estes itens implementados, é provável que se mantenha o atual cenário instável e insalubre do ambiente urbano de Macapá, pois a melhoria no sistema de saneamento e drenagem implicaria diretamente também na melhoria da qualidade de vida da população e ao bem estar social.
Palavras – chave: Drenagem Urbana. Saúde Pública. Efluentes Sanitários. Macapá – AP.






Clique no botão para fazer o Download do trabalho.


Um comentário:

M@celino Keliton disse...

Olá Eleakim,
Gostaria de saber se você me enviou um e-mail. No mundo cheio de dúvidas virtuais fico até com medo de ser pego, novamente, por pessoas com má intenção na grande rede.
Caso tenha mesmo entrado em contato, posso sim responder algumas de suas perguntas sobre sustentabilidade, Amazônia e até sobre o Amapá.
Abraços