segunda-feira, 17 de setembro de 2012

INTRODUÇÃO AO ESTUDO GEOMORFOLÓGICO (CONT)

2
Nesta segunda postagem será continuada a postagem do tópico sobre o estudo geomorfológico, para acompanhar as outras sequencialmente postadas é só clicar aqui.

Já vimos que a Geomorfologia é uma Ciência da Terra que estuda as formas de relevo, devendo-se considerar sua origem, natureza, desenvolvimento de processos e quais as composições dos materiais envolvidos.

Entretanto, existem alguns principais ramos de estudos classificados por GUERRA e MARÇAL 2006.

I - GEOMORFOLOGIA URBANA: Responsável por analisar os problemas naturais enfrentados pela sociedade, tais como grandes catástrofes, ocorridas no meio urbano, em função de diversos processos de ocupação desordenada em áreas não passíveis de ocupação antrópica, como terrenos localizados muito próximos a rios, zonas costeiras, áreas de ressacas e etc. 

II - GEOMORFOLOGIA DAS ÁREAS RURAIS: Responsável com o estudo da expansão de atividades agropastoris, precedidas muitas vezes, de eventos que consequentemente causam impacto ao meio natural como por exemplo os desmatamentos.

III - GEOMORFOLOGIA E PLANEJAMENTO: Responsável na análise de vários seguimentos de planejamento através das pré-categorias - ESTRATÉGICAS E OPERACIONAIS - para assim utilizar de outros critérios em sub categorias como - Planejamento local; Planejamento Regional, Planejamento Nacional (etc.) ou Planejamento Urbano, Planejamento Rural, Planejamento Econômico(etc.)

Então Geomorfologia Urbana, Geomorfologia das Áreas Rurais e Geomorfologia e Planejamento são os principais ramos da ciência geomorfológica.



Fonte: Apostila de Introdução a Geomorfologia do Prof. Dr. Valter Gama de Avelar - CG/UNIFAP II/2012- Turma 2009.2


Os estudos continuam em outras postagens disponibilizadas no "clique aqui" acima, e é só acompanhar a Ordem através da numeração no topo da postagem. Agora que você conhece um pouco sobre alguns dos principais ramos da Geomorfologia, que tal comentar algo ? . 


Um comentário:

Cristina Lira disse...

Chegando para acompanhar os estudos, como Bióloga e Especialista Ambiental, tbm me interesso.

Vou ficando e me atualizando.

Até mais...
Dorme na paz e semana abençoada.