quinta-feira, 5 de julho de 2012

In Memoriam - Aziz Ab'Sáber







Quem foi Aziz Ab'Sáber ? 

-   Aziz Nacib Ab'Saber , foi professor Emérito da USP e professor Honorário do Instituto de Estudos avançados também da USP. Nasceu dia 24 de outubro de 1924 em São Luiz do Paraitinga - SP, de origens humildes e descendência árabe.
Aziz era Geógrafo, com grande conhecimento em fitogeografia, geomorfologia e ecologia. Defendia o Meio Ambiente e a sensibilidade social e política para discusar sobre as postulações sobre preservação e desenvolvimento de áreas fundamentais como a Amazônia.

Atividade Política
- Aziz era dotado de um refinamento intelectual e cultural muito grande, era conhecido por suas críticas radicais em favor da democratização da universidade e da sociedade no Brasil, além de estar fundamentalmente ativo e mobilizador na desconstrução do Novo Código Florestal proposto pelo governo federal (2011- 2012). Ele também foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, dimensionando suas perspectivas neoliberais propondo-a como alternativa fundamental para a sociedade Brasileira.

Vale lembrar que ele também defendia ferozmente o direito inalienável que cada brasileiro tem do acesso à Educação e cultura, por isso defendia o Ensino Público e Gratuito e a instalação de bibliotecas públicas de qualidade por todo o Brasil.



Ab'Sáber também fundou e era presidente de Honra do Instituto de Cultura Árabe no Brasil, cuja finalidade é divulgar a diversidade brasileira tão destacada por ele, tomando a nossa cultura como rica e importante para o desenvolvimento científico, cultural e filosófico para a humanidade.

Aziz Ab'Sáber faleceu aos 87 anos, dia 16/03/2012 em São Paulo vitima de um infarto e deixou-nos não só grandiosa produção do conhecimento e imponência à pesquisa geográfica, mas também a certeza, a clareza e a firmeza de um compromisso social, base de um trabalho intelectual exemplar de engajamento e compromisso com a construção de uma sociedade brasileira justa e igualitária. 


Que descanse em paz ...







Nenhum comentário: