quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um Novo Desafio

Bem, nessa postagem gostaria de colocar em debate um novo desafio para todos nós educadores. A inserção dalinguagem informacional na educação dos discentes, abordando o modo como ela se dá e explorando também o impacto e o desafio desse novo método de ensino que tem sido cada vez mais frequente na educação mundial.Esse Fenômeno, dá-se pós anos 70, quando a revolução tecnico-informacional abriu um leque de possibilidades, avanços e atrasospara diversas áreas de trabalho e estudo. Nesse leque estava a internet.


É fato que a internet é uma ferramenta que tem entrado com freqüência no cotidiano de docentes e discentes, tão quanto livros, apostilas e outros métodos de abordagem na sala de aula.
Agora devemos entender que ela não é distribuída igualmente no globo e nem chega a todos os lugarescom qualidade.
Entretanto, liga os quatro cantos do mundo servindo à população como meio de conhecimento e até diversão.
Mas a questão é que deve-se entender que surgiu nas vias da internet um novo tipo de informação, ou melhor, vários tipos de informações onde observa-se a informalidade nos diálogos e a mutação consequente dos " palavreados".
Onde eu quero chegar de fato é em uma reflexão.
Caros docentes, como trabalhar com essa nova ferramenta e regular a grande infecção da Epidemia "Ctrl + c , Ctrl + V" nas nossas atividades extraclasse e trabalhos em geral ?
Sabemos que essa mania de sair copiando tudo por aí reflete como falta de exercício do pensamento crítico de nossos alunos.
A solução não é proibir o uso de novas tecnologias, pois elas vem para auxiliar-nos no ensino nosso de cada dia para que aquele modo antigo de ensinar não continue desgastante e pouco produtivo. Devemos acompanhar o avanço das tecnologias mas também devemos impor métodos de utilização desses recursos.
O grande desafio então não estará só na regularização da utilização por nossos alunos, mas também estará na capacitação de todos os professores para que eles acompanhem os "passos" da modernidade.

Boa Reflexão.