quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Papo nosso de cada dia - Geomorfologia Aplicada ao Planejamento Urbano

Primeiramente, o que é a Geomorfologia?
A Geomorfologia trata-se de uma ciência que estuda as formas do relevo terrestre, e por isso revela em seus estudos uma gama de fatores potencialmente proveitosos para a aplicação do planejamento a empreendimentos humanos. Sabe-se que se deve haver um profundo conhecimento do solo e sua dinâmica de trabalho, para que assim se possam evitar transtornos futuros relacionados à má utilização do solo e por não conhecer as potencialidades físicas, químicas e biológicas do mesmo. (VELOSO, 2009)
Pra que serve a Geomorfologia Aplicada?
Na pós-modernidade os empreendimentos humanos construtivos têm sido cada vez mais freqüentes e de dimensões maiores, que por sua vez dimensionam também o aumento dos riscos de fracassos dessas construções. Então, por isso deve haver um grande estudo do tipo do solo escolhido e tentar prever os efeitos dos riscos gerados, vez que cada solo tem um comportamento diferente a cada forma de manejo, logo a aplicação da Geomorfologia ao planejamento urbano representa um marco para as medidas de prevenção e auxílio à sociedade evitando assim as grandes catástrofes naturais ou forçadas.
Aqui entre nós:
Em Macapá, tal importância foi no mínimo deixada de lado, temos empreendimentos na orla que se erguem sem o minino de planejamento ou por falta de materiais resistentes. O que acaba por acontecer são os desgastes acelerados promovidos na estrutura e o risco gerado para muitas vidas.
O exemplo disso esta na construção de casas na orla do aturiá, casas que ficam sob a força de cheia e sob a força de vazamento das marés 4 vezes ao dia no intervalo de 6 horas. É claro que houve uma ocupação desordenada e não prevista, mas hoje se vê que essa ação rendeu frutos ruins, como o desabamento de varias residências, bares e pontes que ali haviam sido erguidas, foram tragadas pelo processo de erosão, de denudação continental, que muda o relevo e transforma a dinâmica terrestre exógenamente falando.

Erosão Costeira no Bairro Aturiá em Macapá, AP. (Fonte: Geólogo Valter Avelar)


Por isso conheça, Aprofunde-se e depois Integre-se....

Por: Eliakim Silva